quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A Cry 4 love

Directamente do novo album do David Fonseca o single que não me sai da cabeça...


Lua Nova - o filme

Dia 26 de Novembro estreou o filme que continua a saga "O Crepusculo", apesar de ter sido muito criticado, é um filme bem conseguido e que representa o essencial da história de amor do momento. Gostei de ver, porém sou fiel ao livro, não obstante fico à espera do proximo filme da saga dos Vampiros mais sensacionais de todos os tempos.
Aqui fica a minha frase preferida do filme dita por Edward Cullen à Bella:

"I can't live in a world in which you don't exist..."
Simplesmente lindoooo =)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Permanentemente, imaginei que nos teus olhos encontraria cristais brancos de nostalgia,
que no teu corpo iria balancear, débil,
porque o vento iria ateimar em nos separar.
Considerei que a amaldiçoada solidão te fizesse acordar cedo,
que pelo amanhecer a tua voz seria rouca de fraqueza de uma noite mal dormida, meditando na decisão de outrora,
pensei que o mar entraria pela tua pele e se transformaria em gelo,
arquitectando uma fina camada branca à superfície porque em ti já não havia energia,
numa respiração suave do que seríamos consumi os meus desejos,
nada do que imaginei és agora,
e há tanto em ti que eu desconhecia...

Cartaz Latada de Coimbra 2009


Quinta 22 de outubro de 2009 – Quarta 28 de outubro 2009

22 de Outubro - Quinta
Sarau Académico

23 de Outubro - Sexta
Blind ZeroMadcon

24 de Outubro - Sábado
Sean Riley & The SlowridersJames Morrisson

25 de Outubro - Domingo
Dj Nelson Cunha
MAKONGO
Diego Miranda

26 de Outubro - Segunda
Oquestrada
Milow

27 de Outubro - Terça
Banda Red
Tiago Silva
Quim Barreiros
Orxestra Pitagorica

28 de Outubro - Quarta
Irmãos Catita
José Cid

domingo, 11 de outubro de 2009

Festuna

Aqui fica uma música da TUA (tuna universitária de Aveiro) que eu esperava ouvir no Festuna e que eles não cantaram (com muita pena minha) ganhou o prémio de segunda melhor tuna... Original de Caetano Veloso, uma música para todas as raparigas com caracóis =)

"Se eu decidir ser um idiota serei um idiota com acorde próprio"

"Quando as palavras fracassam a música fala"

"O amor é como a música duas cordas afinadas no mesmo tom vibram juntas"

Algumas frases do vídeo de apresentação da copituna no FESTUNA...=)
No céu indistinto da noite carregada, lampeja o brilho do teu olhar,
Sinto o bater compassado do teu ser, encanto de suplício,
Registo irreal de outros momentos, recordações de outros tempos.
O descanso da hora embala-me, aconchego-me a lembranças nossas,
Fico a cogitar no que fomos e no que nunca seremos,
Acarinha-me a tua imagem até adormecer...

terça-feira, 29 de setembro de 2009

O teu olhar fere a minha alma incauta,
A tua indiferença é apavorante,
Sinto o abismo entre nós, sinto o peso do amor sobre mim
Foste sorrisos, lágrimas, alegrias, tristezas
Em ti encontrei a força da vida, em ti depositei o meu sonhar,
Criaste esperança, ilusões, fantasias
Fizeste desaparecer todos os medos sentidos,
Agora és névoa, és fumaça, entristece-me ver como para ti tudo passa
Custa-me crer que foi tudo uma farsa,
Custa-me ver a realidade que me devasta e de ti me afasta

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

No silêncio da noite oiço o sussurrar mudo das tuas palavras,
Imagino cada traço do teu rosto,
Cada balançar das tuas doces mãos;
Irremediável, o sentimento que me assola,
como o cintilar da estrela da tarde na hora do sol poente, latejante e lacerante;
És estranhamente fascinante e misterioso,
Cerro os olhos e sinto a luz da tua presença, nesta tua infindável e angustiante ausência.

Estranho cessar

Aprendi a palavra saudade no momento em que os teus dedos se desprenderam dos meus,
Nos teus olhos, a certeza da acção,
Eras a chama que me aquecia, o pilar que me apoiava,
Nesse instante perdi o chão, as pernas tremeram,
Partiste sem pensar, sem olhar,
A frieza da atitude fez-me corar,
Não eras mais o ser que outrora conhecera,
Não eras mais a perfeição que imaginava,
Eras então um estranho, que eu inevitavelmente ainda amava.

domingo, 27 de setembro de 2009

Sonho Perfeito

Eras estrela perfeita;
Na tua pele o tom da saudade, o som do amor;
A tua presença fazia-me flutuar,
O sopro do que seria o teu amor fazia-me estremecer,
Sintia-me planar em todo o sonho de estar junto a ti;
Sabias mentir e fingir, mas não me importava,
Eras um sonho
Irreal o que imaginava de ti;
Porém, eras o meu sonho de amor perfeito!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Obsessed

Um empresário de sucesso, casado com uma bela mulher, vê sua vida ameaçada quando uma estagiária que trabalha no mesmo escritório, fica completamente obcecada por ele, e fantasia uma relacionamento entre ambos que não existe.
O filme obsessiva com a participação da Beyoncé, é óbvio que tinha como objectivo facturar bastante, especialmente por a sua participação. A história cheia de clichés não é de todo criativa, porém pode cativar os menos exigentes e ainda assim, proporcionar uns bons momentos, uma vez que apresenta um elenco sólido.
Considero um filme com um argumento simples e directo sempre numa única direcção e que nunca se afasta dela. Para mim o pior mesmo é a criatividade neste filme ser nula. Fica aqui, um video sobre a última cena de "porrada".


Sacanas sem lei

Não tenho palavras para este fantástico filme. O trailer não é suficiente para nos mostrar o verdadeiro assombro deste filme. Conpletamente diferente dos filmes sobre a segunda guerra mundial. É um filme iovador, irreverente, extraordinariamente criativo, original e completamente arrasador. Tarantino no seu melhor... Fica o trailer mas o melhor é mesmo irem ver o filme...


Ponyo à beira-mar

No mundo da animação que parece actualmente estar dominado pela Pixar, ainda existe Miyazaki. “Ponyo à beira-mar” é a nova animação deste realizador japonês, onde se evita o maniqueísmo da imensa maioria das histórias infantis e o cansaço da animação robotizada.
"Ponyo à Beira-Mar", livremente inspirado em "A Pequena Sereia", de Hans Christian Andersen, aqui Sosuke, um turbulento rapaz que vive numa casa no topo de uma falésia com o pai, capitão de um navio, e a mãe, empregada num lar de idosos, encontra um peixe-dourado à deriva e resgata-o, dá-lhe o nome de Ponyo, mas mal ele sabe que salvou uma princesa do mar com poderes mágicos que, desde cedo, se quer tornar humana.

Para mim, é um filme com base na estética da aguarela, em cores de pastel e que representa uma enorme energia visual. A mensagem desta linda fábula persiste ao longo de todo o filme o triunfo da inocência infantil, do amor maternal e do amor em geral como valor indiscutível, do respeito pelos mais velhos, soerguidos das cadeiras de rodas, correndo, para ganharem uma nova vida autónoma. Tudo sem ponta de demagogia, nem um olhar auto-complacente. Para mim Ponyo é raro na actual panorâmica dos filmes de animação.

Adorei o filme, sei que é um filme mais indicado para crianças =) contudo, fez-me recordar alguns desenhos animados que via na minha infância, é uma história extremamente bonita onde o amor e o respeito imperam. Fica o trailer para quem quiser assistir.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

"Fuck them"

Na sua visita à Madeira Manuela Ferreira Leite (MFL) a líder laranja destas legislativas, afirmou ali não haver asfixia democrática e ser um exemplo de bom governo PSD. Recordo a MFL e a todos os que não se lembrarem "Fuck Them" foi uma expressão usada por Alberto João Jardim para se dirigir a todos aqueles que não concordam com o seu pensamento ou ideias políticas. Esta expressão é um dos momentos altos das campanhas políticas de um país que se tornou livre a 25 de Abril de 1974.
Suponho que MFL sabe muito bem o que significa "fuck them" assim, quando li a notícia do que a líder laranja afirmava pensei, se não haveria ninguém no partido ou fora dele que lhe informasse o que realmente se passa na Madeira?
Considero MFL e as suas afirmações uma desilusão para o seu eleitorado...

Ghosts of Girlfriends Past


Matthew McConaughey é um fotógrafo mulherengo que nos ensaios para o casamento do seu irmão mais novo começa a ser assombrado pelo fantasma do seu tio Michael Douglas a única figura paterna que lhe sobrou depois do acidente dos pais.

As comédias românticas têm, geralmente, os focos em cenas mais dramáticas, diferente desta aqui onde Connor Mead, começa a perceber que o amor vale a pena quando viaja com a sua primeira namorada pelos seus relacionamentos que estão sempre ligados à separação que teve com Jennifer Garner.

Para os menos exigentes "As minhas adoráveis ex-namoradas" proporciona um bom momento agradável de risadas, porém para aqueles que vão ao cinema ver realmente bons filmes, este não é nada que não se esqueça em algumas horas.

Por amor (personal affects)



Protagonizado por Ashton Kutcher e por Michelle Pfeiffer. Andrew perdeu a irmã de uma forma trágica, num grupo de ajuda, conhece Linda que é colega da mãe de Andrew, e que perdeu o marido assassinado por um amigo, tendo ela ainda que lidar com o filho surdo/mudo, que é bastante problemático e quer a todo o custo vingar a morte do pai. Confesso que ia um pouco receosa ver este filme, contudo começei a gostar da história, porém, o romance forçado entre Andrew e Linda, deitou tudo a perder. Uma história de amor imbecil entre duas personagens que não mostravam química nenhuma, o primeiro beijo deles, foi das piores cenas que já presenciei em cinema, e quiçá em novelas que eu considerava "rascas".

O actor Ashton Kutcher conhecido por protagonizar várias comédias românticas, devia ter-se entregue mais ao papel, não gostei da representação, ainda assim para mim o que desempenhava melhor o seu papel era o filho de Linda. Como disse, este filme perde pelo romance que tentam enfiar "goela abaixo" e pelo fraco desempenho dos actores, tinha tudo para ser um bom filme.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Sócrates e TVI


Concordo plenamente com o Primeiro-ministro o Jornal da TVI é realmente, "travestido" e esquece de todo a imparcialidade que devia estar subjacente aos jornalistas, porém acho que é erróneo apelidarmos Manuela Moura Guedes de jornalista...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

The Ugly Truth



Posso dizer que adoro comédia porém, o filme “The Ugly Truth” é o cliché das comédias românticas que costumam aparecer nas telas do cinema, com um formato típico duas pessoas que aparentemente não têm nada a ver uma com a outra encontram-se e, após uma sucessão de peripécias acabam juntas no final, peço desculpa por estar a adiantar o fim do filme mas é o costume.

Abby (Katherine Heigl) é uma produtora de um programa de televisão matinal que está em crise e que contrata Mike (Gerard Butler), que tem um programa nocturno onde discute relações amorosas dum ponto de vista ultra-masculino. Após o choque inicial, Mike propõe-se demonstrar a Abby que o seu método funciona, ajudando-a a seduzir o seu novo vizinho.

Vejo quase todo o tipo de comédias românticas que aparecem no cinema apesar de saber que são estereotípicas e previsíveis mas costumam ser um tempo bem passado e é usual sair do cinema com um sorriso no rosto para mim “The Ugly Truth” é uma perda de tempo.

Não quero cantar amores

Não quero cantar amores,
Amores são passos perdidos.
São frios raios solares,
Verdes garras dos sentidos.
São cavalos corredores
Com asas de ferro e chumbo,
Caídos nas águas fundas.
Não quero cantar amores.
paraísos proibidos,
contentamentos injustos,
Feliz adversidade,
Amores são passos perdidos.
São demência dos olhares,
Alegre festa de pranto,
São furor obediente,
São frios raios solares.
Da má sorte defendidos
Os homens de bom juízo
Têm nas mãos prodigiosas
Verdes garras dos sentidos.
Não quero cantar amores
Nem falar dos seus motivos.
Agustina Bessa-Luís

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Twilight - A Saga






O amor cativa, crava, prende, absorve. A saga “Crepúsculo” encaixa nas grandes histórias de “love forever” como “Love Story”. Para mim, o “Crepúsculo” é Shakespeare transformado num conto “vampiresco” o que faria as graças do autor uma vez que as suas peças estão assoladas de elementos fantásticos/sobrenaturais. Observamos o amor que vence tudo um amor desmedido que enfrenta tormentos/delícias que surge entre Edward vampiro e Bella humana, que tentam ficar juntos. Adorei o primeiro filme, estou ansiosa à espera do New Moon, quando comecei a ler pensei que este não era o tipo de história que me ia cativar contudo, só consegui parar quando terminei o último livro. A história abandona cenas sangrentas e coisas vampirescas do género e cai no amor profundo que une as pessoas…simplesmente absorvente.


Ana Carolina - É isso aí


"É isso aí um vendedor de flores, a ensinar seus filhos a escolher seus amores, eu não sei parar de te olhar, não sei parar de te olhar, não vou parar de te olhar eu não me canso de olhar..."

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

The Proposal

Sandra Bullock interpreta Margaret Tate, uma uma chefe dominadora que, de repente, se vê em vias de ser deportada para o Canadá. É quando lhe surge a idéia de propor casamento ao seu assistente e assim conseguir um visto de permanência nos Estados Unidos.
Procura buscar alguma originalidade nas comédias anteriores...porém é um filme bastante manejado.
Para mim o ponto positivo do filme, foi ter juntado situações e piadas que já tiveram sucesso noutros filmes, mas são coisas de ‘bom gosto’por assim dizer. Tirando uma ou outra raríssima cena de vergonha alheia, “A Proposta” não utiliza cenas escatológicas ou apelativas para fazer rir. Batido, ainda sim é um bom entretenimento. =)

The Hangover - a ressaca

Pondero que The Hangover é uma das superioras comédias que vi ultimamente, com todos os ingredientes necessários para proporcionar muitas e boas risadas Não me recordo, nos últimos tempos, de um momento tão produtivo para a comédia comercial norte-americana quanto o actual. Phillips passou os anos 2000 inteiros fazendo comédias, mas nenhuma com energia cómica bastante para infringir o seu pesadíssimo estilo descritivo.

A ressaca começa com a despedida de solteiro de um dos três integrantes de um grupo de amigos, que decide partir junto deles para a “cidade do pecado” de modo a fruir da noite restante da sua vida de solteiro. Juntam-se aos três o irmão da noiva, uma daqueles personagens que precisam existir em qualquer filme de humor (o gordinho “totó” e desajustado), e a Mercedes de estimação do futuro sogro.

Phillips em The Hangover chega ao limite do humor politicamente incorrecto, o que em alguns momentos chega a ser surpreendente num filme de tamanho sucesso comercial nos dias de hoje, já que a censura e o falso moralismo estão mais do que nunca em evidência. Há um enorme número de piadas que poderiam tranquilamente ser motivo de birra para quem assiste comédias com olhares mais conservadores: mulheres, negros, homossexuais, enfim, há um grande desfile de estereótipos sendo desenvolvidos e trabalhados em prol do humor, mas a maneira como Phillips conecta todas estas situações e a inventividade de grande parte das cenas deveria ser motivo suficiente para deixar de lado estes preconceitos (afinal, não deixa de ser um) e se divertir com a jornada inusitada na qual mergulham os personagens.
Definitivamente uma das melhores comédias que já assisti nos últimos tempos.

domingo, 23 de agosto de 2009

Carolina Patrocínio a nova mandatária do PS

Há várias partes (para não dizer o video todo) que me deixam completamente enojada com tamanhas imbecilidades que saem da boca desta espécie de estrela. Note-se:" Odeio perder. Prefiro fazer batota, a ter de perder." Nem há necessidade de comentar esta frase está tudo dito, com uma mandatária deste calibre que não olha a meios para atingir os fins o partido que se diz socialista soma e segue.

"Gosto de dar nas vistas, gosto que reparem, não gosto de passar despercebida!" Olha queres um conselho para não passares desperebida?? Sempre que abrires a boca para dizeres bacoradas destas acredito que as pessoas vão reparar em ti, não te prometo que seja pelos melhores motivos, mas que reparam, isso reparam.

"Odeio caroços na fruta, só como cerejas quando a minha empregada tira os caroços por mim" "E uvas sem grainhas, é uma trabalheira." Estas duas deixaram-me de boca aberta, como é que é possível não haver limites para a estupidez humana? E que tal se começasses a usar a massa cinzenta que tens??! Ou os caroços são mais prespicazes que tu?? huummm é capaz...

Agora pergunto-me como é que um partido que se diz "decente" escolhe para mandatária da juventude alguém como Carolina Patrocínio capaz de pronunciar estes impropérios?? Não haveria alguém que realmente tivesse cabecinha para este cargo?? Tenho a dizer que a juventude está envergonhada.

Assim, vai a política neste país, quando pessoas como estas são escolhidas para mandatárias está tudo dito.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Piratas das Caraíbas plagiam PS

Reparem na banda sonora parece familiar :P

A criança que há em mim - "Up-Altamente"

Vi o novo filme de comédia e aventuras da Disney Pixar sobre um vendedor de balões de 78 anos, chamado Carl Fredricksen, que, finalmente, realiza o sonho da sua vida (e da sua amada esposa), uma grande aventura, quando prende milhares de balões à sua casa e consegue voar à descoberta da América do Sul. Mas ele vai descobrir, tarde demais, que o seu maior pesadelo também embarcou nesta viagem…Um explorador da natureza, super optimista, de 8 anos chamado Russel.
Up é estimulante, divertido e inspirador na subtileza das mensagens que pretende passar através da grande tela, pretendendo indicar-nos que não há idade para aprender a viver e que às vezes basta fechar os olhos, dar um passo cego e esperar pelo que a vida nos trouxer.
Um filme que aconselharia a qualquer um =P
E posso dizer que as férias são "Up - Altamente" pelo menos dá para assistir a filmes :)

Two Lovers


"Two lovers" um filme que aborda o tema do amor e tudo o que a ele está subjacente, sem cair no sentimentalismo pacóvio e irreal dos enredos batidos.
Leonard Kraditor (Joaquin Phoenix) é um doente bipolar, razoavelmente controlado quando toma a medicação, mas que ainda assim só consegue ter uma vida aparentemente normal. Enquanto recupera, sob o olhar atento dos seus pais, ele conhece, quase ao mesmo tempo, duas mulheres: Michelle, uma bela e misteriosa vizinha, exótica e por isso meio deslocada no bairro de Brighton Beach; Sandra, a encantadora e atenciosa filha do empresário suburbano que vai comprar o negócio da família de Leonard. Numa primeira fase, não resistindo à sensualidade de Sandra (e à pressão da família), Leonard descobre, gradualmente, uma oculta intensidade emocional nesta mulher. Quando Michellle parece estar condenada a apaixonar-se por Leonard e a família de Leonard o pressiona a comprometer-se com Sandra, ele vê-se forçado a tomar uma decisão impossível entre a impetuosidade do desejo, arriscando-se a cair na obscuridade que quase o matou, ou o conforto do amor.
O inesperado final é o final possível na vida real, injusta e pouco heróica. Uma história de amor surpreendente porque mostra como o amor provavelmente não é nada daquilo que todos julgamos ser e idealizamos, por vezes e tal como nos mosta este filme optamos por uma escolha que pensamos ser a mais segura e confortável ao invés de tentarmos ficar com quem relamente gostamos.
O filme foi nomeado para a Palma de Ouro do Festival de Cannes, e para o Melhor Filme Estrangeiro dos prémios César.

17 Again

Assisti ao filme "17 Again". Tenho a dizer que é uma comédia típica, filme protagonizado por Zac Efron (na fase jovem de Mike O'Donnell) e por Matthew Perry (na fase adulta, o Chandler da série Friends), conta a história de Mike O’Donnell, um adulto que não tem a vida que sempre sonhou. Ele deseja retornar ao "secundário" e certa manhã, ao acordar, descobre que tem novamente 17 anos.
Existe um pouco de romance ao longo do filme, porém julgo que o foco principal será a comunicação (ou a falta dela) entre pais e filhos, bem como o viver pensando como teriam sido as coisas se no passado se tivessem feito outro tipo de escolhas, deixando assim de aproveitar o presente.
Assim, suponho que este filme seja recomendado para um programa familiar.

sábado, 15 de agosto de 2009

Chuva

Por vezes, quando chove fecho os olhos,
No silêncio do meu quarto escuto,
É como se alguém chorasse até secar a alma;
O som melódico da chuva batendo na vidraça traz-me recordações;
Aos poucos a chuva que principiou forte vai abrandando o seu soar,
O carpido torna-se tenuemente agradável e moroso
Acariciando os meus pensamentos;
Assim, como a chuva miudinha que aos poucos vai esmorecendo…
Embala os devaneios daqueles que se estiolam;
Por fim, abro os olhos e a intempérie cessou,
Vê-se a água correr livre pela calceta, miram-se as nuvens altas no firmamento
Subsiste por fim fantasiar os dias do colorido da nossa alegria.

Limpar Potugal - 20/03/2010


Tal como acontece na Estónia também em Portugal, um grupo de cidadãos lançou esta iniciativa de no dia 20/03/2010 todos "limparem Portugal". Recebi este convite de uma amiga minha, e agradeço desde já, especialmente pelo sentido cívico que este gesto acarreta. Já o repassei aos meus contactos e espero que os outros o façam também.
O movimento é independente e partiu de Landmania Club de Portugal, e de Nuno Mendes, que lançaram a ideia. Este movimento tem como objectivo referenciar e remover lixeiras e detritos depositados indevidamente nas nossas florestas e campos e propõe-se fazê-lo num só dia: 20 de Março de 2010.
Assim, informem-se e juntos vamos fazer algo mais que lamentar-nos, juntos vamos fazer parte das mudanças que queremos ver no país.
Participem, escrevam-se num grupo pré-existente ou criem o próprio grupo!!!!

"O meu ponto final" - Pedro Vaz



"Conta-me a história que quero ouvir, mostra-me o mundo que é só teu, quero perder-me onde tu estiveres, faz-me um sinal...teu porto de abrigo que é o meu ponto final."

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Doenças e bom-humor

Se a pessoa que amas treme quando a abraças,

se sentes os seus lábios ardentes como brasas,

se a sua respiração se agita,

se vês nos seus olhos um brilho febril...

MANDA-A À MERDA,

TEM GRIPE A (N1H1).

Com Glamour =O

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Luz

És uma pequena chama no meio das trevas;
Um expositor do espírito em harmoniosas e melífluas palavras;
Concebo a moldura ideal para a tua fotografia
És perfeito, mesmo no caos da minha teimosia
Diz-me a letra do teu som silencioso, quero contigo cantar
Quero parar de despir as lajes do meu destino
Ilumina-me de novo, deixa-me começar o dia admirando a tua luz;
O meu olhar segue o teu rosto ,
Somos um único, na ilusão da nossa união.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Palavras

Palavras, só palavras,
Mais uma vez me sirvo delas e escrevo,
Uma palavra é uma rua,
Que me autoriza murmurar quando os lábios não meneiam,
Com um lápis tudo parece mais fácil de dizer,
A dificuldade da realidade esfumará, ao toque do lápis no papel
Sinto em mim o rumor doce das tuas palavras,
Essas que afastarão o passado,
Para olharmos o futuro com ansiedade,
Somente palavras…

Noite...

Da janela, contemplo o horizonte
As estrelas cintilam como nunca,
Tão vão é o sentimento que me devasta,
Da Janela, oiço o teu nome na música dos astros
A Lua alta e exuberante empresta-me letras
Com elas escrevo a tua imagem na veemência do nosso olhar
Saudades do teu feitiço
Da janela, vejo dias e noites passados,
Em meses distantes, mas que me vão dar
De novo, o sorriso dos teus lábios e o fulgência dos teus olhos

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Confidências

Fui menina um dia em teu olhar
O verde dos teus olhos distrai-me da realidade
Conforta-me que o meu sorriso minta
Conforta-me ainda mais que ninguém o pressinta
Encurtam-se os dias, as manhãs e as tardes
Encanta-me a cor do crepúsculo
E é este arrepio que me faz bem
Apaga-se o dia, vem a noite calma;
No perfume dos teus olhos, no teu olhar intenso
Fundeio intencionalmente, sem pensar em nada
Com uma aragem suave e cheia de ternura
Sou como um barco desamparado,
Arrastada pela corrente do teu olhar…

quarta-feira, 29 de julho de 2009

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Unsatisfied


Para quem passa a vida insatisfeito, a pensar apenas no que poderia ser ou ter sem dar valor ao que está mesmo debaixo do nariz...Por vezes a felicidade que tanto ansiamos está mesmo ao nosso lado...e nós perdemos a oportunidade porque só conseguimos olhar em frente! =) mais em

domingo, 26 de abril de 2009

Dá-me Sede

Quero-te só pra mim...
Dá-me sede
Dá-me voz
Dá-me algo que te prenda
Traz-me sono
Traz-te a ti
Traz-me algo,
estou sem tempo
E quando estou contigo és
quem me faz parar de respirar
E quando estás comigo és
tudo o que há em mim
Quero-te assim
Quero-te só pra mim
Quero-te só pra mim
Faz-me fraco
Faz-me rir
Faz algo mais que fugir
Traz-me medo
Traz-te a ti
Traz-me algo,
estou sem tempo
E quando estou contigo
és quem me faz parar de respirar
E quando estás comigo és
tudo o que há em mim
Quero-te assim
Quero-te só pra mim
Quero-te só pra mim
E quando estou contigo
és quem me faz parar de respirar
E quando estás comigo
és tudo o que há em mim
Quero-te assim
Quero-te só pra mim
Quero-te só pra mim...
Pedro Khima

Liberdade

Que todos os dias festejemos a existência de liberdade e não apenas no 25 de Abril, como acontece todos os anos e como aconteceu ontem. Espero ainda que todos respeitem a liberdade de cada um pois a "nossa liberdade acaba onde começa a dos outros" e muitas vezes esquecemo-nos disso.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Coimbra-Guarda

Hoje, sexta-feira mais uma viagem origem Coimbra destino Guarda, desta vez de comboio. Aproveitei esse tempo "mal passado" num cúbiculo (como ainda são os internacionais), raras são as viagens que faço de comboio, mas têm sempre um quê de especial, nesta sentou-se ao meu lado esquerdo uma senhora de idade, vestida de preto, e que parecia "transportar o mundo nas costas", as rugas na face pronunciavam muitos anos vividos, um sem número, por certo, de experiências e vivências que eu, provavelmente, não vou experimentar. Ofereceu-me umas bolachas, recusei, pouco tempo depois lá estava ela com um saco de amêndoas aberto e à minha frente a dizer "Tire menina, tire menina, não se envergonhe, são limpinhas!!!" e ao ouvi-la proferir tais palavras, à terçeira recusa minha lá aceitei a amêndoa que a senhora, com idade para ser minha avô me oferecia, também pensei "que mal poderia existir?". Assim, começou a viagem para mim extenuante como outras, ainda espero pela invenção da "maquineta" de teletransporte, que torne estas viagens mais curtas. Passados alguns minutos, senti um peso no meu ombro, olhei de soslaio e vi a senhora,que tinha idade para ser minha avó, recostar a cabeça no meu ombro, estava já a dormir o típico "passar pelas brasas". O primeiro instinto foi retirar o ombro, mas depois pensei novamente, "que mal a cabeça de alguém que estava cansado, que provavelmente vinha de uma consulta nos HUC, como muitos que circulam nos comboios, poderia ter sobre o meu ombro??" Dei por mim a sorrir, e a pensar o quão vulneráveis nos tornamos à medida que os anos passam. Comecei a ler o livro que andava a arrastar, a começar como quem diz, uma vez que já estava quase nas últimas páginas, tal como tinha planeado desde que a viagem começou.
O livro de que falo é o "Escrito na Minha Pele" de Nafisa Haji, uma obra notável, para quem desconhece é autora é uma americana de descendência indo-paquistanesa. Nafisa nasceu e foi criada em Los Angeles e vive actualmente no Norte da Califórnia com o marido e um filho. "Escrito na Minha Pele" é um livro incontestávelmente tocante. Aborda questões verdadeiramente interessantes como, por exemplo, o significado da família, da tradição e dos laços que unem as pessoas, apesar da distância e das diferenças culturais.
A obra relata a história de uma jovem muçulmana que, de repende, se vê perante uma escolha difícil entre as forças do seu passado – a sua religião, as suas raízes, a sua cultura – e o seu espírito independente e rebelde."Escrito na Minha Pele" já se encontra traduzido e editado em mais de uma dezena de países e vale muito a pena, a "nota preta" que o meu irmão Ricardo (pikatchu) deu por ele, obrigada =). Quando cheguei à última página, senti uma sensação de bem-estar, conforto é daqueles livros que apetece continuar a ler para acompanhar a vida das personagens, mas o acabar por ali também nos deixa um saborzinho, como que se o dever estivesse completo, como que se as peças do puzzle da vida estivessem completas.
A senhora de preto, continuava "encostada" no meu ombro, então acabando a minha leitura e a viagem ainda a meio, senti-me triste por ter deixado em Coimbra a minha mais recente aquisição "Nunca me esqueças" que comprei na feira do Livro, confesso que o comprei pensando que era uma história de amor daquelas de fazer chorar "baba e ranho", uma vez que as minhas últimas leituras têm andado à volta de factos reais da realidade das Muçulmanas, afinal estive a ler a sinópse e é um romance histórico, mas mesmo assim, tenho vontade de o ler, para quem está habituada a ler José Rodrigues Dos Santos não deve ser díficil gostar. Assim, e ouvindo a música que o meu MP3 me dava, e apenas com um Phone não fosse a senhora que continuava no sono dos justos dizer-me alguma coisa, continuei a ler a Visão, que para quem comprou esta semana, já conhece o visual desta edição, referente ao 25 de Abril, em que vêm as páginas todas com um leve risco azul, vi pessoas a lançarem olhares intrigados na minha direcção, provavelmente pairava-lhes na cabeça o porquê de para além de ter a cabeça de alguém que se via perfeitamente que era desconhecido no meu ombro, ainda estava a ler uma revista toda riscada! Foi impossível não reparar nas inúmeras referências à nova música dos Xutos e Pontapés, interpretada por Kalu, o baterista, e como não poderia deixar de ser a crónica da boca do Infernos assinada por Ricardo Araújo Pereira, a primeira página da revista que leio assim que saio do Quiosque, sempre que a compro. Esta música "Sem eira nem beira" escrita por Tim, tem como destino o Sr. Eng. José Sócrates, descrevendo a situação deplorável em que todo o país e economia se encontra mergulhado aqui ponho um excerto da música que apela à honestidadedos políticos e dos portugueses em geral: "É difícil ser honesto/É difícil de engolir/Quem não tem nada vai preso/Quem tem muito fica a rir/Ainda espero ver alguém/Assumir que já andou/A roubar/A enganar o povo que acreditou".
Por fim, e ao som dos Deolinda (fantástico grupo) o comboio parou na linha número 1 estação da Guarda, coube-me a mim acordar a senhora que ao longo da viagem tinha cambaleado com a cabeça de um lado para o outro, mas que acabava sempre por "encostar" no meu ombro, encavada pediu-me desculpas, e agradeçeu o "ombro amigo". Á minha espera estava a minha mãe, confesso que senti uma felicidade diferente quando a vi é bom estar em casa!!! E o comboio lá seguiu com destino a Paris, eu fiquei-me pela cidade, que sempre me deseja as boas-vindas com aquele frio característico.
Como não podia deixar de ser e "ASSIM À CABEÇA" desejo a todos um Feliz 25 de Abril, que comemora amanha os seus 35 anos e não deixem de dar um "ombro" a quem dele precisar, não custa nada, e parecendo que não faz-nos sentir bem.

domingo, 5 de abril de 2009

Traz outro Amigo também


Relembrando Zeca Afonso (1927-1987) grande cantor e compositor português fica uma música dele lindíssima.




Amigo
Maior que o pensamento
Por essa estrada amigo vem
Não percas tempo que o vento
É meu amigo também

Em terras
Em todas as fronteiras
Seja benvindo quem vier por bem
Se alguém houver que não queira
Trá-lo contigo também

Aqueles
Aqueles que ficaram
(Em toda a parte todo o mundo tem)
Em sonhos me visitaram
Traz outro amigo também

Zeca Afonso

sábado, 4 de abril de 2009

Cartas de Amor

Hoje quando estava a vaguear pela Bertrand folheando livros, para escolher qual o próximo "alvo" vi numa distantes o livro Já Não Se Escrevem Cartas de Amor
de Mário Zambujal e instantaneamente veio à minha mente o poema do fabuloso poeta Português Fernando Pessoa, neste caso de um dos heterónimos, Álvaro de Campos. Adoro os seus poemas e a sua escrita peculiar, o poema quem me lembrei, foi como já devem ter percebido o "Todas as Cartas de Amor são Ridículas". Publico o poema e também a sua declamação, para quem apreciar, no ínicio Fernando Pessoa começa por dizer que todas as cartas de amor são ridículas, mas acaba por dizer, no fim, que rídiculo é quem nunca escreveu cartas de amor, ou melhor quem nunca amou, ou teve coragem de demonstrar "através de uma carta de amor rídicula" o seu própio amor.
PS: acabei por não comprar o livro do Mário Zambujal mas sim o "Madame Bovary", romance escrito por Gustave Flaubert, pela grande sonoridade que este romance publicado em 1857 teve na altura, e no escândalo que provocou, talvez o de Mário Zambujal seja a próxima escolha.



Todas as Cartas de Amor são Ridículas


Todas as cartas de amor são Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem Ridículas.
Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas. ~
As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser Ridículas.
Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram Cartas de amor
É que são Ridículas.
Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor Ridículas.
A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são Ridículas.
(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente Ridículas.)
Álvaro de Campos,
in "Poemas" Heterónimo de Fernando Pessoa

O aproximar das eleições

O aproximar das eleições leva a um aumento da barulheira criada pela nossa classe política. De todo não é minha intenção censurar que cada um exponha a sua opinião, o que me causa confusão é a capacidade das pessoas que dizem coisas que não correspondem literalmente à verdade dos factos tentando ludibriar os votantes.
Para mim o PS e PSD são iguais em demasia semelhantes, apesar de haver quem diga que o "D" faz a diferença ou a sua ausência marca uma posição de esquerda, lamento fazer cair por terra as utopias de uns e outros porque não é isso que os diferencia muito menos sao as suas acções.
O argumento usado pelo engº Sócrates em que apontava as marcas sociais do PS criticou o PSD por ter advogado um modelo diferente de Segurança Social, com a aplicação de dinheiros em fundos cotados em bolsa. Mas a vermos a diferença não é grande, para infelicidade do nosso primeiro-ministro, pois Portugal inteiro sabe que ainda à pouco a Segurança Social perdeu nesse jogo bolsista em volta do dinheiro, constanto ainda que havia dinheiro, em paraísos fiscais acusação que ainda não foi desmentida.
Segundo João Salgueiro os paraísos ficais não vão acabar, mas o G20 não o deve ter ouvido e então decidiu o contrário.
Segundo a sabedoria popular "vozes de burro não chegam ao céu" e pelo menos em Londres não foram ouvidas.

Sócrates processa João Miguel Tavares

O nosso primeiro-ministro que já não faz agora mais nada do que tentar tentar desenrodilhar-se do caso Freeport, resolveu processar quem faz artigos de opinião, é caso para dizer desespero a quanto obrigas!!!
Sócrates não tem estaleca para (con)viver em democracia vê-se a fazer um frete por "aturar" o povinho tentando, sim porque tentar é a única coisa que ele faz, governar segundo pauta diária. E se está absorto com o caso Freeport, a culpa é unica e exclusivamente dele, por não quer esclarecer de vez e nas instâncias próprias, o que sabe e o que eventualmente não fez.

sábado, 28 de março de 2009

Manuela Moura Guedes - A voz que atormenta o Governo

A frase "Boa noite eu sou a Manuela Moura Guedes e este é o Jornal Nacional" faz estremecer o governo.

Ontém no jornal da noite da TVI a polémica ficou instalada. Preto no Branco. O noticiário das 20.00 horas da TVI, com Manuela Moura Guedes em pivô, deixou os espectadores estupefactos. Afinal, Charles Smith, sócio da consultora Smith & Pedro, contratada para tratar do licenciamento do Freeport de Alcochete, diz claramente, num DVD que está na posse da polícia inglesa, que José Sócrates é "corrupto” e que, por intermédio de um primo, terá arquivado dinheiro para dar luz-verde ao projecto do outlet de Alcochete.

Deixo Também o Vídeo que compromete o nosso prezado primeiro-ministo. Tirem as próprias conclusões.

Quem me leva os meus fantasmas e me diz onde é a estrada?

«De que serve ter o mapa, se o fim está traçado? De que serve a terra à vista, se o barco está parado? De que serve ter a chave, se a porta está aberta? De que servem as palavras, se a casa está deserta?» (Pedro Abrunhosa)

Aqui fica o videoclip de uma grande música feita pelo Pedro Abrunhosa e que é dedicada a todos os que passaram a linha ténue que separa a estrada da espada...



sexta-feira, 27 de março de 2009

Aí vem mais uma PÁSCOA



A Páscoa caminha na nossa direcção a saltos largos, e a criançada continua ainda a acreditar no "Coelhinho da Páscoa" (alguns adultos também, mas isso é outra história), mas a peculiaridade deste animalzinho passa por ser especial ao ponto de "pôr ovos" e ainda mais surpreendente feitos de chocolate com surpresas lá dentro...Pergunto: Oh diabo!! Onde é que um coelho, animal fofo, sem penas consegue pôr ovos? E ainda transforma-los em chocolate?


Estou deveras curiosa com isto!!


Outra coisa que me impressiona é que por esta altura é costume chegar-nos a casa todo um conjunto de elementos porreiros para leitura de cabeceira, chamados PUBLICIDADE, com elementos figurativos à data. Aproveito para deixar já aqui uma palavra de agradecimento aos hipermercados da guarda e de outros concelhos vizinhos, que prontamente se disponibilizam a fornecer à população, papéis que servem para coisa nenhuma, e que os podemos usar por um valente par de anos.


Por último deixo aqui o meu elogio a todo o Portuga que espera por esta época para colocar na sua montra um Valente Coelho da Páscoa, rodeado de ovinhos!


Pergunto-me porque é que em vez de um coelho não se usa uma tartaruga? Sempre era é mais simpática e quando fizesse porcaria era só meter a cabeça dentro da carapaça... Digo eu...


Assim, quem quiser continuar a ludibriar-se com essa figurinha irritante pode continuar a acreditar e já agora se não souberem o que fazer às enumeras amêndoas de chocolate podem dar-mas a mim...=)


BOM NATAL, COM UM CARNAVAL CHEIO DE PÁSCOA!...

Comissões a torto e a direito!!

Qual não foi o meu espanto ao saber que escolas com elevadas taxas de insucesso, abandono, indisciplina, absentismo ou conflitualidade se denominam agora à altura, estes são os chamados Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Engraçado agora as crianças deixam de andar nas típicas escolas para andarem em TEIP's, tenham cuidado onde metem os vossos filhos a estudar! Mas ainda mais engraçado e curioso é a mania de na Educação de a tudo atribuirem nomes e siglas. Primeiro a TLEBS, da qual ainda não foi possível avaliar os efeitos perniciosos, agora temos o Sr. TEIP. Esta nova comissão tem um coordenador, junto com o Observatório de Segurança Escolar também este com um coordenador, e acima destes, salvo seja, uns quantos quadros superiores, administrativos entre outros.
Espero que seja do conhecimento de todos, ou que pelo menos tenham em mente que em Portugal sempre que não se quer ter um assunto resolvido soluciona-se isso com a criação de uma comissão. E assim, ao sabor do vento, e dos caprichos de quem nos governa andamos nós de comissão em comissão, de coordenação em coordenação no final ficamos todos venturosos e esquecemos os problemas que julgamos ja estarem resolvidos.

Doidos pelo Magalhães =)


Avança o Jornal de Notícias que alguns pais estarão a vender ao mercado negro os famigerados Magalhães dos filhotes. Confirmando-se a veracidade da notícia tenho a opinar que tanto quem vende como quem compra são umas, e perdoem-me a expressão, bestas-quadradas. Isto, porque o Magalhães é um computador, rasca em termos de características informáticas, o que deixa logo muito a desejar para quem vai "empatar" dinheiro nisto, para além disso, apresenta aplicações com erros gramaticais, de síntaxe e ortográfico. Por outro lado, os que vendem estão a privar os filhos de um computador portátil, é de facto uma demonstração de ingenuidade ou antes de esperteza saloia?

Segundo Manuel Grilo (responsável pelo EB no Sindicato dos Professores da Grande Lisboa) o computadorzinho "é um excelente instrumento de trabalho, com muitas virtualidades", porém não deixa de evidenciar que a sua "implementação" foi, por parte do governo uma atitude precipitada. Assino em baixo, porque para além das trapalhadas em volta do produto, ainda se observa o aumento da vigarice!

Aqui fica a notícia http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1182116

sábado, 14 de março de 2009

Guitarra de ilusões

Para quem não conhece, deixo agora aqui uma bonita serenata de uma grande tuna a Copituna da Guarda...





Sim, eras tu
Guardavas na capa segredos
Que sempre quis desvendar
Abrir os teus medos.
Eu n sei se choro por ti
Se por esta balada.
Sim, eras tu.
Sim, sempre tu,Meu amor.
Vem desvendar o choro de uma guitarra
Se n chora por ti, n chora por nada,
É sempre a mesma ilusão.
Vem traçar a capa na serenata
Deixa os teus medos, os teus segredos,
Esta guitarra chora por ti.
Sim, eras tu
Abrias-me os olhos de encanto,
Acendias em mim a paixão
E por vezes aquele pranto
Eu n sei se choro por ti,
Se por esta canção.

sábado, 7 de março de 2009

Amar porque



«Porque o amor, por definição, é um dom não merecido; ser-se amado sem mérito é justamente a prova de um amor verdadeiro. Se uma mulher me diz: amo-te porque és inteligente, porque és honesto, porque me dás presentes, porque não andas no engate, porque lavas a louça, sinto-me decepcionado; este amor tem o ar de ser qualquer coisa de interessado. É muito mais bonito ouvir: estou louca por ti apesar de tu não seres nem inteligente nem sério, e embora sejas mentiroso, egoísta e safado.»

.Milan Kundera, A Lentidão

sexta-feira, 6 de março de 2009

ELOGIO DOS PORCOS


Um agricultor coleccionava cavalos e só lhe faltava uma determinada raça.
Um dia ele descobriu que o seu vizinho tinha esse determinado cavalo e atazanou-o até conseguir comprá-lo.
Um mês depois o cavalo adoeceu, e ele chamou o veterinário:
- Bem, o seu cavalo está com uma virose, é preciso tomar este medicamento durante 3 dias, no terceiro dia eu retornarei e, caso ele não esteja melhor, será necessário sacrificá-lo.

Alí perto, o porco escutava a conversa toda... No dia seguinte deram o medicamento e foram-se embora.

O porco aproximou-se do cavalo e disse:
- Força amigo! Levanta-te daí, senão serás sacrificado!!! No segundo dia, deram-lhe o medicamento e foram-se embora. O porco aproximou-se do cavalo e disse:- Vamos lá amigo, levanta-te senão vais morrer! Vamos lá, eu ajudo-te a levantar... Upa! Um, dois, três. No terceiro dia deram-lhe o medicamento e o veterinário disse:- Infelizmente, vamos ter que sacrificá-lo amanhã, pois a virose pode contaminar os outros cavalos. Quando se foram embora, o porco aproximou-se do cavalo e disse:- É agora ou nunca, levanta-te depressa! Coragem! Upa! Upa! Isso, devagar! Óptimo, vamos, um, dois, três, agora mais depressa, vá... Fantástico! Corre, corre mais! Upa! Upa! Upa!!! Tu venceste, Campeão!!!
Então, de repente o dono chegou, viu o cavalo a correr no campo e gritou:
- Milagre!!! O cavalo melhorou! Isto merece uma festa... para comemorar 'Vamos matar o porco!!!'


Reflexão: Isto acontece com frequência no ambiente de trabalho e na vida também.

Dificilmente se percebe quem é o funcionário que tem o mérito pelo sucesso, por isso saber viver sem ser reconhecido é uma arte.

Se algum dia, alguém te disser que o seu trabalho não é de um profissional, lembra-te: ~
'Amadores construíram a Arca de Noé e os profissionais, construíram o Titanic'.
'Procure ser uma pessoa de valor, em vez de uma pessoa de sucesso'.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Poema do Futuro




Poema do Futuro

Conscientemente escrevo e, consciente,
medito o meu destino.

No declive do tempo os anos correm,
Deslizam como a água, até que um dia
um possível leitor pega num livro
e lê,
lê displicentemente,
por mero acaso, sem saber porquê.
Lê, e sorri.
Sorri da construção do verso que destoa
no seu diferente ouvido;
sorri dos termos que o poeta usou
onde os fungos do tempo deixaram cheiro a mofo;
e sorri, quase ri, do íntimo sentido,
do latejar antigo
daquele corpo imóvel, exhumado
da vala do poema.

Na História Natural dos sentimentos
tudo se transformou.
O amor tem outras falas,
a dor outras arestas,
a esperança outros disfarces,
a raiva outros esgares.

Estendido sobre a página, exposto e descoberto,
exemplar curioso de um mundo ultrapassado,
é tudo quanto fica,
é tudo quanto resta
de um ser que entre outros seres
vagueou sobre a terra.

António Gedeão

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Klepht - Embora doa

A letra representa a impotência e a frustração humanas face às guerras, massacres e terrorismo, que dia após dia nos entram casa adentro pela TV. Um marasmo, quase congénito, apropria-se de quem assiste ao sangue jorrado, separado pelo vidro das 625 linhas que transportam as imagens até nós. Uma dor efémera, que facilmente nos abandona quando premimos o botão vermelho do comando. Após isto, um banho quente e o deleite de uma iguaria qualquer faz-nos esquecer esta triste realidade que lamentamos apenas quando está perante os nossos olhos. E para alguns, embora poucos, fica a latejar a permanente questão:”Qual papel será o meu?”

Aqui fica a letra:

É a dúvida que resta,
que me leva a perguntar...
qual papel sera o meu?
o de quem nada faz?

embora doa, nada fiz para mudar.
embora doa, nada vai mudar.

e revemos nas imagens que não passa de um esboço...
escolhem os senhores da guerra os motivos a seu gosto...

embora doa, nada fiz para mudar.
embora doa, nada vai mudar.

porque nada surprende.
já vivemos com o medo.
quem nos chama a razão?
ao som de armas adormeço...

embora doa, não me faz perder o sono.
embora doa...


Indiferença social

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Citação do Dia

Para marcar o regresso ao meu blog, uma citação do Livro do Desassossego do nosso grande poeta Fernando Pessoa

Cheguei hoje, de repente, a uma sensação absurda e justa.
Reparei, num relâmpago íntimo, que não sou ninguém.
Ninguém, absolutamente ninguém.
Quando brilhou o relâmpago,
aquilo que supus uma cidade era um plaino deserto,
e a luz sinistra que se mostrou a mim não revelou céu acima dele.
Roubaram-me o poder de ser antes que o mundo fosse.
Se tive de reencarnar, reencarnei sem mim, sem ter eu reencarnado.
Sou os arredores de uma vila que não há, o comentário prolixo a um livro que não se escreveu. Não sou ninguém, ninguém. Não sei sentir, não sei pensar, não sei querer.
Sou uma figura de romance por escrever, passando aérea,
e desfeita sem ter sido, entre os sonhos de quem não me soube completar.
Penso sempre, sinto sempre: mas o meu pensamento não contém raciocínios,
a minha emoção não contém emoções. Estou caindo, depois do alçapão lá em cima,
por todo o espaço infinito, numa queda sem direcção, infinítupla e vazia.
Minha alma é um maelstrom negro, vasta vertigem à roda do vácuo,
movimento de um oceano infinito em torno de um buraco em nada,
e nas águas que são mais giro que águas boiam todas as imagens do
que vi e ouvi no mundo - vão casas, caras, livros, caixotes, rastros de
música e sílabas de vozes, num rodopio sinistro e sem fundo.
E eu, verdadeiramente eu, sou o centro que não há nisto senão
por uma grande geometria do abismo; sou o nada em torno do qual
este movimento gira só para que gire, sem que esse centro exista senão
porque todo o círculo o tem. Eu, verdadeiramente eu, sou o poço sem muros,
mas com a viscosidade dos muros, o centro de tudo com o nada à roda.
E é, em mim, como se o inferno ele-mesmo risse, sem ao menos a
humanidade de diabos a rirem, a loucura grasnada do universo morto,
o cadáver rodante do espaço físico, o fim de todos os mundos flutuando negro
ao vento, disforme, anacrónico, sem Deus que o houvesse criado, sem ele mesmo que está rodando nas trevas das trevas, impossível, único, tudo.

Fernando Pessoa, O Livro do Desassossego